Instalando WampServer (Apache 2, PHP5, Mysql)

Num certo dia, me peguei procurando desesperadamente algumas soluções rápidas para terminar um trabalho que estava desenvolvendo no joomla, um dos CMSs mais conhecidos do planeta, e pela dificuldade em encontrar respostas para o meu questionamento prometi ao meu colega de trabalho que estava desenvolvendo comigo tal trabalho, que tentaria de alguma forma ajudar os usuários do joomla. Então se vc quer usar, usa ou está pensando em usar o joomla aqui é o seu lugar.

E para iniciarmos a utilização, precisamos criar um servidor web usando as tecnologias certas para usar essa ferramenta, então esta ai um passo a passo para que nossas aventuras no joomla começem.

1º passo
- Você deve fazer download do software em:
http://www.wampserver.com/dl.php

2º passo – execute o arquivo que você baixou, ele vai perguntar se você deseja continuar a instalação, clique em SIM.

3º passo
– será exibido a tela de apresentação, clique em NEXT, logo apos leia o Termos de Uso e clique novamente em NEXT.

4º passo – escolha onde será instalado o software, é altamente recomendavel deixar o c:\wamp como padrão, pois nomes com espaços ou maiores que 8 digitos poderão ser problemas no futuro, na hora de configuração dos servidores. ahh.. clique em NEXT, duas vezes.

5º passo – Adivinha? Sim, aperte INSTALL.

6º passo
– Você deve informar o programa, qual o seu navegador padrão. Se você deseja utilizar o Internet Explorer, você deve ir no caminho C:\Arquivos de programas\Internet Explorer e escolher o arquivo iexplore.exe, mas caso você seja mais esperto e já possui o Firefox em seu computador, escolha o caminho C:\Arquivos de programas\Mozilla Firefox e selecione o arquivo firefox.exe … depois de escolher uma dessas opções, clique em OK.

7º passo - Você deve informar o servidor SMTP (servidor de e-mail), mas como estamos instalando para fins educativos inicialmente deixaremos esta opção como padrão, apenas clique em NEXT.

8º passo – Instalação concluida! Clique em FINISH para executar o WampServer.

9º passo – O WampServer esta rodando em seu sistema, para utiliza-lo você deverá encontrar um icone (como este da figura no inicio do post) ao lado do seu relógio (do Windows), clique sobre o botão direito, vá até LANGUAGE e selecione PORTUGUES.

10º passo – Agora clique uma vez com o botão esquerdo sobre o mesmo icone e verá todas as opções do programa, como parar, reiniciar e iniciar os serviços (php, mysql, apache).

Os serviços já estão ativos no seu sistema. Por padrão você tem as seguintes configurações:

Acesso ao servidor web local se dará pelo http://localhost/
Diretório dos seus arquivos públicos será o C:\wamp\www
Gerenciador Mysql – Phpmyadmin (recomendo!): http://localhost/phpmyadmin/
Gerenciador Mysql – SQLiteManager: http://localhost/phpmyadmin/
Informações sobre o seu servidor: http://localhost/?phpinfo=1
Bem pessoal, basicamente é isso. Qualquer dúvida que tiverem, so postar ae nos comentários que tentarei ajudar a todos, é nozes! :p
0 Responses