Instalando o Joomla 1.5.x
E ai meus amigos, como vão? Hoje vamos ver a instalação passo a passo dessa ferramenta poderosa conhecida em todo o mundo.

Ao som de: OficinaG3 - Eu sou, vamos lá!

Este guia demonstra o passo a passo da instalação do Joomla 1.5.x no seu pc, tendo como base que você leu o item "Instalando WampServer (Apache 2, PHP5, Mysql)" pubicado neste blog e já possui o servidor web instalado em seu pc.

É assumido que você está instalando o Joomla no Windows, que o servidor web Apache está direcionado para ser executado na pasta raiz c:\wamp\www, que foi criada a pasta "c:\wamp\www\meusite" que conterá o seu site joomla e que o servidor Web e o MYSQL foram iniciados.


Obtendo a última versão
Baixe a última versão do joomla, que pode ser obtida em Joomla_1.5.9-Stable-Full_Package.zip. Estou assumindo que a versão baixada foi a 1.5.7 ou superior.

Descompactando a versão para dentro do seu site
Copiei o arquivo Joomla_1.5.7-Stable-Full_Package.zip para dentro da pasta do seu site, neste exeplo c:\www\meusite e descompacte-a.


Acesse o navegador (Browser) e digite: http://localhost/meusite e pressione a tecla enter e vamos ao 1º passo.

Passo 1 – O joomla iniciará a instalação mostrando a tela de seleção do idioma de instalação.


Tela idiomas

Selecione o idioma de instalação do Joomla e pressione o botão próximo, no canto superior direito da tela;


Passo 2 - A tela de pré-instalação mostra as configurações mínimas para instalação do Joomla estão corretas.
Estas configurações estão divididas entre obrigatórias e recomendadas. Leia as instruções na própria tela.
Tela Pré-instalação

Estando tudo conforme, pressione o botão próximo que será exibida a tela de licença;

Passo 3 – Licença GNU/GPL para leitura e aceitação (em inglês).

Tela de licença do Joomla

O próximo passo será a configuração do banco de dados;

Passo 4 - A tela seguir solicita informações para configurar o banco de dados que será utilizado pelo seu site.

Informando os dados corretamente o Joomla criará automaticamente o banco de dados do seu site sem necessitar nenhum conhecimento seu sobre banco de dados.

Tela de configuração do banco de dados

A tela configuração do banco de dados está dividida em configurações básicas e avançadas.

Em configurações básicas, informe:

Tipo de Banco de Dado: mysql

Nome do Servidor : localhost

: root

Senha : (Na isntalação local com WAMPP, deixe sem preenchimento.

Nome do Banco de Dados: dbmeusite (É o nome do seu banco de dados. Pode ser qualquer um.)

Em configurações avançadas, informe:

Remover Tabelas Existente: deixe desmarcado

Backup de Tabelas Antigas: deixe desmarcado

Prefixo da Tabela: jos_ (Mantenha o sugerido)

Após prencher os campos solicitados e pressione o botão próximo.

Passo 5 - Como estamos instalando localmente o Joomla, não é necessário configurar o servidor FTP.

Tela de configuração do ftp

Mantenha a opção não selecionada e pressione o botão próximo;

Passo 6 - Nesta tela iremos informar o nome do site, senha de acesso a área de administração e se desejamos uma versão de exemplo o site com conteúdo previamente preenchido.

Tela de configuração principal

Informe:

Seu e-mail. Este será o e-mail do super-administrador e qualquer notificação do Joomla será encaminhado para este e-mail.

Uma senha. Esta senha é que dará acesso a área de admisnitração do site;

Obs.: Anote a senha, pois vários usuáiros que instalam o Joomla acabam esquecendo esta senha e depois não consegue logar na área de administração, tendo que apagar tudo e recomeçar novamente do zero.

Pressione o botão "instalar exemplo de conteúdo", para que o site seja criado com informações de exemplo. Isto irá facilitar seu entendimento quanto a estrutura do site.

Pressione o botão próximo para concluir a instalação;

Passo 7 - Esta é a tela final da isntalação do Joomla, se tudo ocorreu bem, a mesma será exibida, solicitando que seja removida a pasta installation da estrutura de repositórios do Joomla.

Tela Fim

Conforme solicitado na tela acima, acesse a pasta do seu site e remova a pasta installation, após remover a pasta installation, você estará habilitado a acessar o seu site Joomla.

Passo 8 - Volte ao navegador e pressione e informe o endereço http://localhost/meusite e presisone enter.

Por padrão, seu site terá a interface conforme abaixo.

Tela seu site instalado


Acessando a área de administração do seu site

Para acessar a área de adminsitração, digite no navegador http://localhost/meusite/administrator e pressione enter.

Será solicitado o nome do usuário e a senha para acesso a esta área, informe:
Usuário: admin
Senha: a senha que você informou ao final da isntalação do Joomla, na tela 7 de configuração.

Tela área de administração

Concluíndo
Junto com este template outros templates são pré-instalados e você poderá instalar qualquer outro disponível pela comunidade Joomla ou mesmo fazer o próprio template, mas este é um segundo passo que exige que você já esteja conhecendo um pouco mais sobre o joomla.

Para acessar seu site recem criado, digite no navegador http://localhost/meusite

Para entrar na área de adminsitração do site, digite no navegador http://localhost/meusite/administrator

Agora é só mandar ver e aproveitar, Valeu até a próxima.



Instalando WampServer (Apache 2, PHP5, Mysql)

Num certo dia, me peguei procurando desesperadamente algumas soluções rápidas para terminar um trabalho que estava desenvolvendo no joomla, um dos CMSs mais conhecidos do planeta, e pela dificuldade em encontrar respostas para o meu questionamento prometi ao meu colega de trabalho que estava desenvolvendo comigo tal trabalho, que tentaria de alguma forma ajudar os usuários do joomla. Então se vc quer usar, usa ou está pensando em usar o joomla aqui é o seu lugar.

E para iniciarmos a utilização, precisamos criar um servidor web usando as tecnologias certas para usar essa ferramenta, então esta ai um passo a passo para que nossas aventuras no joomla começem.

1º passo
- Você deve fazer download do software em:
http://www.wampserver.com/dl.php

2º passo – execute o arquivo que você baixou, ele vai perguntar se você deseja continuar a instalação, clique em SIM.

3º passo
– será exibido a tela de apresentação, clique em NEXT, logo apos leia o Termos de Uso e clique novamente em NEXT.

4º passo – escolha onde será instalado o software, é altamente recomendavel deixar o c:\wamp como padrão, pois nomes com espaços ou maiores que 8 digitos poderão ser problemas no futuro, na hora de configuração dos servidores. ahh.. clique em NEXT, duas vezes.

5º passo – Adivinha? Sim, aperte INSTALL.

6º passo
– Você deve informar o programa, qual o seu navegador padrão. Se você deseja utilizar o Internet Explorer, você deve ir no caminho C:\Arquivos de programas\Internet Explorer e escolher o arquivo iexplore.exe, mas caso você seja mais esperto e já possui o Firefox em seu computador, escolha o caminho C:\Arquivos de programas\Mozilla Firefox e selecione o arquivo firefox.exe … depois de escolher uma dessas opções, clique em OK.

7º passo - Você deve informar o servidor SMTP (servidor de e-mail), mas como estamos instalando para fins educativos inicialmente deixaremos esta opção como padrão, apenas clique em NEXT.

8º passo – Instalação concluida! Clique em FINISH para executar o WampServer.

9º passo – O WampServer esta rodando em seu sistema, para utiliza-lo você deverá encontrar um icone (como este da figura no inicio do post) ao lado do seu relógio (do Windows), clique sobre o botão direito, vá até LANGUAGE e selecione PORTUGUES.

10º passo – Agora clique uma vez com o botão esquerdo sobre o mesmo icone e verá todas as opções do programa, como parar, reiniciar e iniciar os serviços (php, mysql, apache).

Os serviços já estão ativos no seu sistema. Por padrão você tem as seguintes configurações:

Acesso ao servidor web local se dará pelo http://localhost/
Diretório dos seus arquivos públicos será o C:\wamp\www
Gerenciador Mysql – Phpmyadmin (recomendo!): http://localhost/phpmyadmin/
Gerenciador Mysql – SQLiteManager: http://localhost/phpmyadmin/
Informações sobre o seu servidor: http://localhost/?phpinfo=1
Bem pessoal, basicamente é isso. Qualquer dúvida que tiverem, so postar ae nos comentários que tentarei ajudar a todos, é nozes! :p